segunda-feira, 25 de junho de 2012

Momento WTF do dia

Enfim, Elo7 otimizando a fina arte de dar um tiro no próprio pé ao mesmo tempo que enfia a faca nos seus clientes. Estava eu bem feliz comendo temaki com amiguinhos e recebi a notificação de e-mail do dito cujo pelo celular.

(Quem me conhece ao vivo sabe a facilidade que eu tenho de soltar palavrões a torto e a direito sem nem notar, ainda mais quando eu tenho motivo; contudo, como eu não sei quem vai ler o meu blog, pretendo maneirar nas maldições. E pensar que eu ia aproveitar o dia pra estudar e buscar os materiais das encomendas... fora o temaki, até o presente momento, o dia está bem frustrante.)

Para conferirem por si só, tomem o link original

Resumo da bagunça:

1) Anuidade de R$ 50,00 para R$ 30,00 (tá, 49,90 para 29,90, mas todo mundo sabe que isso é enganação pro cérebro pensar que tá pagando menos pelos bugalhos)

2) Taxa de 12% sobre o valor da venda. Ou seja, a curta felicidade que você tem ao fazer uma venda é logo pisada pela fatia tirada por livre e espancada vontade. Margem de lucro menor, necessidade de aumentar preços, menos vendas.

3) Você é obrigado a usar o MOIP. Eu e algumas amigas temos uma curta experiência com o MOIP quando apareceu a likestore do facebook. Basicamente ele tinha o mesmo problema do mercado pago: trombadinhas. A pessoa só libera o pagamento quando recebe o produto, e o artesão corre o risco de ficar com mãos abanando nesse formato. E aí desisti da likestore. E do Airu, aliás, que pelo menos o pessoal do atendimento é infinitamente mais simpático e solícito.

4) Vão cortar as asinhas do PagSeguro. Não, eu não gosto do pagseguro. A minha loja funciona a depósito e no máximo Paypal, e as pouca clientes que tentaram usar o pagseguro comigo não conseguiram fazer a naba funcionar. No entanto, muitas amiguinhas minhas usam, e elas vão ser prejudicadas com isso.

5) A vantagem compensatória para tudo isso é um desconto indefinido sobre o frete. Esse negócio de "até 50%" pra mim não cola. Até 50% pode muito bem ser ZERO. Mesmo que seja pelos trechos mais comuns, ele provavelmente só vai beneficiar quem mora em grandes centros. Ou seja, se você é uma artesã que trabalha com palha de milho em Pindamanhangaba da Maracujina, no interior dos Cafundós do Brejo, problema seu. Vai pagar os 12% igual a todo mundo e não vai ter nenhum benefício.

Enfim.

O corte mental de palavrões até o momento foi 47.

A única coisa boa é que por enquanto podemos manter o formato antigo da loja e ser feliz. De qualquer forma, pressinto que seja algo como a TimeLine do Facebook: a médio ou longo prazo, se quisermos continuar a usar a ferramenta, seremos todos engolidos.

E era isso, pessoal.

7 comentários:

Pizinha Artesanatos disse...

Flor, passei o dia todo com uma #### dor de cabeça.
Como há uma semana quase não me conecto decidi entrar um pouco no Twitter e já fiquei nervosa.
Pra não piorar vou me desconectar e amanhã eu leio os e-mails e penso no que fazer ou largo mão de tudo.
Boa noite.
Bjs,

Joyce

Isadora disse...

Titica. 15

Luciana F. Damiano disse...

KKKKKKKKK vc me fez rir logo cedo com esse negócio se suprimir palavrões. Ontem mesmo já desencanei desse troço. Com certeza foi tiro no próprio pé! Uma burrice, considerando o número imenso de manifestações contras que tem no blog deles. Ah e acho que vão acabar obrigando todos ( que ficarem ) a usar o sistema, pois lendo uma das perguntas e respostas prontas que tem lá, esta escrito: "Posso continuar usando o sistema antigo?" a resposta é: "Por enquanto pode....", então logo se vê, por enquanto......

Wind Zackie disse...

"Por enquanto pode" = fudeu.

Pior que eu postei comment negativo lá no blog deles, não liberaram. E eu nem usei palavrão i.i'

Anônimo disse...

Você é muito delicada em suprimir palavröes. Eu näo consigo. E essa situacäo merece um monte deles.
Eu só quero saber como vai ficar agora. Você irá migrar para outro site de vendas? O problema é que eu acho que esse é um dos mais famosos por aqui. Eu desejo sorte agora pra você, porque ou é a iniciativa privada querendo botar no toba de pequenos comerciantes, junto com os artesäos, ou é o público. E eles só rindo da cara da gente. u.u

Vanessa Biali disse...

Adorei o teu resumo da situação. É isso mesmo!
Se o moip fosse tão bom mesmo, eles deixariam as pessoas optarem.
Eu fiz uma pergunta super simples e educada no dia 25. E estou até agora a ver navios...
Bjs.

July disse...

Gente... mas q M**** o-o
Eu estava pensando em abrir loja lá alguns dias atráspra ver se aumentava um pouco o fluxo de clientes (tenho loja em outro site concorrente ) mas depois dessa eu desisti...

bom vamos ver onde isso vai dar...

Ps: adorei tudo no blog xD
tudo muito bem feitinho e caprichado =D